Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alienação compartilhada.

                             

A ânsia por compartilhar imagens na internet,  se tornou um novo tipo de alienação que tem sido muito comum em redes sociais. 
Muitas dessas imagens, na maioria piadas, já são figurinhas carimbadas em blogues com um mesmo perfil e que exploram as mesmas piadas de forma repetitiva. 
Uma famosa frase de autoria anônima, caracteriza o perfil desses blogues virais, "nada se cria, tudo se copia e compartilha", que além de publicarem um mesmo post por mais de uma vez e compartilhar em diferentes redes sociais, mostra o quanto essa ânsia por "compartilhar", deixa claro o desejo de conquistar o que hoje em dia se tornou muito fácil e acessivel, os famosos "quinze minutos de fama", notoriedade. 
Mas além das imagens de caráter cômico, outra campeã de compartilhamentos, são as imagens de pessoas com doenças terminais, anomalias físicas e que na grande maioria são crianças e bebês. 
Essas imagens vem seguidas de mensagens do tipo: 
"A cada compartilhamento, o Facebook dará alguns centavos para ajudar no tratamento". 
Até onde se tem apurado, o Facebook não está ajudando nenhuma criança ou qualquer outra pessoa com algum tipo de doença, ou seja, são falsas! 
Não se sabe o motivo dessas correntes que rolam pela web, mas o fato é que muitas pessoas que acreditam estar fazendo algum bem, na verdade estão apenas sendo enganadas. 
O importante é sempre checar a veracidade dessas informações e a origem das imagens. 
A internet é um lugar sem dono e pode se encontrar de tudo, ainda mais com as facilidades tecnológicas disponíveis, o que possibilita qualquer um de inventar  uma informação e transformá-la em viral, fazendo com que seja compartilhada milhares de vezes. 
E se algum dia foi fácil fazer fotomontagens, afim de se tornar "famoso" na internet, hoje em dia isso é muito mais. O diferencial agora, é que esse tipo de ferramenta é muito mais acessível graças aos aplicativos usados em smartphones que usam recursos de programas profissionais, sendo também essa, uma outra maneira de deixar se alienar. 
É preciso tomar muito cuidado,  afinal hoje em dia estamos expostos a todo tipo de informação e com a velocidade que elas chegam até nós, temos de filtrá-las de maneira consciente para se manter um senso crítico saudável.

4 comentários:

  1. Boa noite amigos.

    De fato, toda essa informação, veiculada, possui lados opostos, tendo na grande maioria das vezes inverdades, ou coisas parecidas. Não é uma área que sou especialista, mas trabalho há quase um ano no setor de contrainformação de segurança de uma grande empresa, e ao longo desse tempo, tenho visto os números de fraudes e golpes via internet triplicarem, causando até muitos prejuízos para empresas como a que trabalho. O funcionário, usa sua conta pessoal para participar de um sorteio via Facebook de um novo Iphone, com isso, coloca em sua máquina trojans cada vez mais indetectáveis por anti-vírus comum, com isso os invasores, muitas vezes roubam além de dados pessoais, também informações comerciais sigilosas. O risco na internet é evidente. E com o avanço tecnológico se expandindo e ficando cada vez mais acessível á todas as pessoas e plataformas, temos que tomar muito cuidado. Além das falsas correntes que não nos causam riscos, apenas inconvenientes, há que se lembrar dos vírus. Esses sim, merecem uma atenção especial.

    Um ótimo texto, parabéns mais uma vez pelo blog!

    Abraços meus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário caro amigo.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Concordo plenamente, que os instrumentos de informação da mídia e da internet podem ser manipulados porque não sabemos qual é a verdadeira intenção da matriz das informações. Concordo com a alienação da informação, apenas pela informação sem objetivo e finalidade bem descritas.Uma certa vez meu amigo disse que ;A formação é importante para que voce possa avaliar a informação.A boa formação da criança e do jovem desenvolve a capacidade de discernimento, entre o que é bom e o que não é bom ,desenvolve-se o bom senso, o senso crítico e, a capacidade de decisão é fundamentada em valores morais bem estruturados, os quais são os alicerces da dignidade e da humanidade que muitos lutam para preservar no ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, uma boa formação é a base de um senso crítico saudável. Apesar de, na questão moral alguns pontos serem opositores, uma mente que questiona e não somente aceita tudo, resulta em uma sociedade intelectualmente ativa e participativa.

      Excluir